O Projeto

 

A possibilidade de conhecer o Brasil através de sua imagem real e não de mapas (sujeitos a interpretações e erros) seria impensável há alguns anos, quando o preço e o tamanho das imagens de satélite tornavam seu uso restrito. Hoje os processos de tratamento das imagens estão mais automatizados, mais rápidos, baratos e compatíveis com computadores pessoais.

Pela primeira vez já é possível observar claramente a real situação de 100% do território nacional, ou seja, 8.547.403,5 km2. Mosaicos inéditos, para todos os Estados brasileiros, foram gerados, a partir de imagens recentes dos satélites Landsat 5 e 7, pela Embrapa Monitoramento por Satélite e permitem ver, com detalhes, como está a situação de cada um desses Estados.

Além das dificuldades de aquisição, georreferenciamento e mosaicagem das imagens de satélite, o projeto Brasil Visto do Espaço exigiu um grande esforço da equipe da Embrapa, na criação de uma interface de navegação "amigável", capaz de rodar em qualquer tipo de computador, com os mesmos programas de navegação utilizados para Internet. O projeto pretende fazer com que as imagens de satélite se tornem ferramentas cada vez mais públicas e democráticas e antecipa a aposentadoria do velho globo terrestre desenhado. Alguns estados deram muito trabalho devido à cobertura constante de nuvens como no litoral do Nordeste ou na serra onde está o Pico da Neblina, no Amazonas. O Amapá, por exemplo, exigiu o dobro do empenho, na colagem eletrônica de pedacinhos de imagem sem nuvem, um verdadeiro quebra-cabeças de datas diferentes, sempre buscando a maior atualização possível.

Uma vez resolvido o quebra-cabeças, entretanto, o mosaico se tornou uma ferramenta de fácil leitura. Através de aproximações sucessivas, qualquer um pode procurar sua fazenda, sua cidade ou saber que tipo de forças econômicas modificam sua vizinhança.

Ao oferecer este tipo de produto operacional de com uma aplicação de amplo espectro, a Embrapa Monitoramento por Satélite pretende seguir democratizando a informação científica e sua aplicabilidade pelas comunidades locais, sociedade organizada, ongs, institutos de ensino, pesquisa etc. Entendemos que este é o melhor caminho para aumentar a sustentabilidade da agricultura brasileira e a preservação ambiental.

 

Histórico

2004 

08 Jun 2004  
Nova apresentação do site 

 
   2003

  12 Mai 2003
  Retificação de coordenadas no estado de São Paulo
  (SE-2F para SE-23, SF-23 e SF-23)

2002 

16 Dez 2002 
Nova forma de georeferenciar 
Questão 08 do FAQ 

04 Nov 2002 
Lançamento do Fórum de discussão 

17 Out 2002 
Remodelação do site 

04 Out 2002 
Lançamento Oficial da coleção completa em CD 

08 Jul 2002 
Lançamento da Região Sul 
(PR, SC e RS) e de GO/DF e MS 

10 Mai 2002 
Posicionamento geográfico das Imagens 

06 Mar 2002 
Navegação por município 

05 Mar 2002 
Lançamento da Região Sudeste 
(ES, MG, RJ, SP) 

17 Jan 2002 
CDs do Nordeste em processo de fabricação 

 
   2001

  22 Out 2001
 Lançamento da Região Nordeste
 (AL, BA, CE, PB, PE, PI, RN e SE)

  24 Abr 2001
 Lançamento dos CDs da Região Amazônica
 (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO)

2000 

29 Nov 2000 
Lançamento do site Brasil Visto do Espaço 

 

Voltar ao CD Brasil   Outras Tecnologias